Informações Gerais,Utilização e Referências para coleta:
A fossa séptica é uma unidade de tratamento de esgotos domésticos, detendo os despejos por um período necessário à sua decantação (os lôdos mais pesados depositam-se no fundo da câmara e os leves na superfície), permitindo o lançamento num sumidouro.
As condições técnicas relativas à construção e instalação de fossas sépticas seguem Norma da ABNT, que prevê 3 tipos de fossas:
=> de câmaras sobrepostas: são aquelas em que os despejos e o lodo digerido são separados em câmaras distintas, nas quais se processam, independentemente, os fenômenos de decantação e digestão.
=> de câmara única (especificada para coleta): são constituídas de um só compartimento, no qual se processam, conjuntamente, os fenômenos de decantação e digestão.
=> de câmaras em série: são constituídas de dois ou mais compartimentos interligados, nos quais se processam, conjuntamente, os fenômenos de decantação e digestão.
O tipo "Imhoff" recebe o nome do seu inventor (Karl Imhoff) e se enquadra no 2º tipo (câmara única).
O diâmetro da fossa (D) e a profundidade ou altura (H) podem variar para um mesmo número de contribuintes (maior largura, menor altura).
O Volume Útil (VU) da fossa para 50 contribuintes é de 5.625 litros.